O Fotógrafo

A+ a-
 
Inicial |  Voltar

MÁRCIO CARVALHO ocupa hoje um lugar de destaque no campo da fotografia. Profissional desde 1991, dedicado ao que faz, realizou trabalhos de merecidos aplausos nas áreas industrial, publicitária e editorial.

 

Graças ao seu talento, tem em seu currículo a confecção de portfólios para empresas de grande expressão, exposições coroadas de grande êxito, participação em feiras, congressos e concursos muito disputados tendo conquistado vários prêmios.

 

Alargando o horizonte de seus trabalhos, chegou ao meio cultural. Passeando pelas cidades históricas de Minas, o registro de suas imagens acabou reunido em um volume, publicado em 2005, “Cidades Históricas Mineiras”.

 

Esse livro originou uma exposição de título idêntico, abrangendo as principais fotos da edição, e mostrada em diversas localidades. Até mesmo no exterior, em Washington, Estados Unidos e Madri, na Espanha, nos anos de 2005 e 2006, respectivamente.

 

Essa incursão pelo campo cultural continuou com o lançamento de “Viver Belo Horizonte”, em novembro de 2007, um ensaio fotográfico sobre a Capital mineira na comemoração dos seus 110 anos.

 

Em 2009 foi a vez do livro “Minas em Foco”, que se tornou um sucesso de vendas devido à sensibilidade do fotógrafo, em registrar lugares e paisagens desta tão grande diversidade cultural e paisagística, que é Minas Gerais. O livro realmente traz em suas páginas lugares que são considerados inesquecíveis, e é um convite a viajar por Minas, mesmo que sem sair do lugar.


Em 2011, Márcio Carvalho lançou outros dois títulos, “Itaúna Centenária – Patrimônio Cultural”, em conjunto com seu conterrâneo e jornalista Airton Guimarães, e “Brasília”, um ensaio fotográfico belíssimo sobre a capital federal, como uma forma de homenageá-la pela passagem do seu cinquentenário.


Neste ano de 2012, Márcio publicou a 2ª edição de dois dos seus maiores sucessos, “Cidades Históricas Mineiras”, e “Viver Belo Horizonte”. Ambos já estão a disposição nas melhores livrarias do ramo, e estão em uma versão ainda mais bela que a primeira. As obras receberam novas capas, diagramação e design mais modernos e refinados.

 

Desde fevereiro de 2005, quando  fundou a Universo Cultural, uma associação dedicada inteiramente à projetos culturais, Márcio é seu presidente, desde então tem se dedicado a contribuir para o enriquecimento da cultural e do turismo de nosso País, através de um trabalho sério e muito bem elaborado. 

 

Cursos

Graduação em Gestão Empresarial - Universidade de Itaúna

Administração de Compras e Vendas Senac – MG

Curso de Laboratório Preto e Branco - José David Aguiar – Belo Horizonte

Curso Avançado de Fotografia - Stúdio Imagem – Belo Horizonte

Curso de Controle Tonal - José David Aguiar – Belo Horizonte

Curso de Laboratório Colorido - Kodak – São Paulo

 

Concursos

Concurso “Retratos de Meu País” (Rede Globo - Novela Páginas da Vida) 12/02/07

II Concurso de Fotografia da Prefeitura Municipal de Itaúna - 1 º, 3 º e 4 º lugares

I Concurso de Vídeo da Prefeitura Municipal de Itaúna - 1 º lugar – Melhor Roteiro

III Concurso de Fotografia da Prefeitura Municipal de Itaúna - 1 º e 3 º lugares

Eleito como melhor fotografo do ano 1999 a 2003 da cidade de Itaúna (MD Produções)

Troféu Evidência – Setembro de 2004 e 2005 (Jornal Spasso)

Troféu Talentos Itaunenses – Troféu Pizzicato – 2007